segunda-feira, setembro 24, 2007

Microsoft faz campanha contra aquisição da DoubleClick pelo Google

Wall Street Journal revela ações da agência de comunicação da Microsoft para influenciar empresas de web e mídia a se oporem ao acordo.

Executivos e relações públicas da Microsoft estão trabalhando em uma campanha de bastidores para convencer empresas de internet, anunciantes e órgãos reguladores a se oporem à aquisição de 3,1 bilhões de dólares da especialista em anúncios DoubleClick pelo Google, reportou o Wall Street Journal.

Nos últimos meses, a empresa de relações públicas Burson-Marsteller deu “dicas” a empresas de mídia e internet sobre os perigos do acordo, que fortaleceria ainda mais a já marcante presença do Google em anúncios online.

No documento ao qual o Wall Street Journal teve acesso, a Burson cita o caso como parte de uma discussão mais ampla sobre “competição justa e livre” em buscas na internet e direitos de privacidade do consumidor.

Na Europa, a Burson convidou empresas de internet a se tornarem signatárias de uma petição online por uma “internet mais transparente e competitiva”, segundo o documento.

A agência direcionou os interessados ao site www.i-comp.org, fornecendo nomes de usuário e senhas para login. O documento não revela que a Burson trabalha para a Microsoft, maior rival do Google.

Procurada pela reportagem do jornal, um porta-voz da Burson disse que a agência não revela os clientes para quem trabalha como prática padrão, mas afirmou que em alguns casos as empresas convidadas a participar do fórum foram avisadas que a Microsoft era um dos membros.

Já a Microsoft admitiu, por meio de um porta-voz, que é um dos membros fundadores do i-comp.org e disse que “não é segredo que a empresa tem preocupações sobre o impacto em concentração de mercado que a fusão proposta poderia ter”. O Google não comentou a campanha.

A aquisição da DoubleClick pelo Google foi anunciada em maio deste ano, mas ainda depende de aprovação de órgão reguladores, inclusive na Europa.

0 comentários: